(Reuters) – O Kremlin classificou nesta sexta-feira os comentários do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre seu homólogo russo, Vladimir Putin, de “insultos pessoais” e disse que as declarações pareciam ter sido alimentadas por irritação, fadiga e esquecimento.

Biden chamou Putin de “criminoso de guerra” e “ditador assassino” nos últimos dias, depois que o líder russo no mês passado enviou dezenas de milhares de soldados à Ucrânia no que ele chamou de uma operação especial para destruir as capacidades militares do país vizinho e expulsar pessoas que ele chamou de nacionalistas perigosos.

“Ouvimos e vemos declarações que na verdade são insultos pessoais ao presidente Putin”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas.

“Dada tal irritabilidade do Sr. Biden, sua fadiga e às vezes o esquecimento… fadiga que leva a declarações agressivas, não faremos avaliações duras, para não causar mais agressão.”

As forças ucranianas montaram uma forte resistência contra as forças russas e o Ocidente impôs sanções severas a Moscou, num esforço para forçar a Rússia a se retirar da Ucrânia.

(Reportagem da Reuters)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2H0HR-BASEIMAGE