O líder norte-coreano, Kim Jong-un, viajará para a Rússia no final de abril para uma reunião bilateral com o presidente Vladimir Putin – anunciaram as autoridades russas nesta quinta-feira (18).

“A convite de Vladimir Putin (…) Kim Jong-un viajará para a Rússia para uma visita durante a segunda metade do mês de abril”, informou o Kremlin em um comunicado.

Este será o primeiro encontro entre Kim e o presidente russo. Os dois países mantêm relações de amizade. Nos últimos anos, autoridades russas viajaram várias vezes para a Coreia do Norte, e vice-versa.

Esta cúpula era alvo de especulação há vários na imprensa russa, sul-coreana e japonesa.

Citando fontes diplomáticas, o jornal russo “Izvestia” informou na quarta-feira que o encontro será na cidade russa de Vladivostok, situada perto da Coreia do Norte, antes de uma viagem de Putin a China em 26 e 27 de abril para um fórum econômico.

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, a companhia aérea norte-coreana Air Kyodo programou um voo especial para Vladivostok na próxima terça.

O Kremlin já havia anunciado que a cúpula estava sendo “preparada”, mas ainda não havia divulgado data, nem local.

Assim como a China, a Rússia promove o diálogo com a Coreia do Norte com base.

Kim Jong-un iria a Moscou em maio de 2015 para uma cerimônia pelos 70 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, mas desistiu dias antes do evento.