A crescente e lucrativa onda das carnes à base de vegetais, também chamadas de carne fake, chegou ao KFC. A maior rede de frango frito do mundo anunciou nesta quinta-feira (13) o lançamento The Imposter (Impostor), um lanche com filé de Quorn – uma mistura de proteína com origem em fungos bastante popular na Europa -, e maionese vegana. Por ora, a novidade será comercializada apenas em alguns restaurantes no Reino Unido durante um teste de quatro semanas.

O lançamento ocorre poucas semanas depois do diretor do KFC nos Estados Unidos, Kevin Hochman, afirmar que a rede estava acompanhando o sucesso e o crescimento do público de carne fake e o seu enorme potencial de lucro.

O KFC foi a última das grandes do fast food a aderir a ideia. O Burger King saiu na frente em abril ao anunciar os primeiros testes com o Impossible Whooper. Em maio foi a vez do McDonald’s divulgar o Big Mac vegano em restaurantes da Alemanha.

A produção de carnes fakes é o novo boom do mercado financeiro global. Segundo a Euromonitor International, o segmento deve crescer de US$ 18,7 bilhões em 2018 para US$ 23 bilhões em 2023. Na última semana, a Beyond Meat, uma das marcas mais fortes do setor, divulgou vendas de US$ 40,2 milhões no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 215% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa ainda espera que a receita total ultrapasse US$ 210 milhões este ano, mais de 140% em comparação com 2018.