A trajetória empresarial de Roberto Kasinsky, 63 anos, é marcada por boas sacadas e disputas fratricidas. Filho primogênito de Abraham Kasinsky, fundador da Cofap e da marca de motocicletas que leva seu sobrenome, Roberto diz que ajudou o publicitário Washington Olivetto a conceber um dos ícones da propaganda brasileira: o uso da imagem do cachorro da raça basset que se tornou o símbolo da linha de amortecedores Cofap. 
 

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“Herdei a veia empreendedora do meu pai, mas, felizmente, não a capacidade gerencial” 
Roberto Kasinsky, sócio-diretor da Rokaviar

 

 

O empreendedor também se aventurou na área da gastronomia, com a La Baguete, uma padaria sofisticada encravada nos Jardins. Passou o negócio adiante antes de se tornar uma franquia e emigrou para os Estados Unidos. O autoexílio foi o epílogo de um rumoroso processo de disputa societária envolvendo o pai e o irmão Renato. 

 

Os irmãos brigavam para tirar Abraham do comando da Cofap e, no fim, tiveram de abandonar a empresa. Em solo americano, em vez de panificação ou autopeças, Roberto resolveu apostar na piscicultura. Só que o peixe em questão é o sofisticado esturjão, do qual se extrai uma das mais caras iguarias do planeta: o caviar osetra. 

 

Para isso, fundou, em 1998, a Rokaviar Incorporated. Ele não revela os números da operação. Mas, de acordo com fontes do mercado, a receita de 2010 deve bater na casa dos US$ 8 milhões. Pouco para quem já foi herdeiro de uma companhia que tinha receitas anuais de US$ 1 bilhão. 

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Suficiente, porém, para o estilo de vida adotado por ele. “Estou trabalhando em uma atividade que me dá prazer e que tem um potencial enorme de crescimento”, diz à DINHEIRO Roberto Kasinsky. Para dar mais um passo nesse setor, o empresário está buscando novos investidores.

 

Sua meta é ampliar de quatro para dez toneladas a produção anual de ovas de esturjão. Ainda não foi definido quanto será desembolsado, mas, levando-se em conta o montante gasto para erguer o empreendimento, US$ 12 milhões, a quantia não será pequena. 

 

Antes mesmo de expandir as atividades, Roberto trata de potencializar os ganhos com o plantel atual de 80 mil esturjões, espalhados em tanques em uma área de 21 acres (equivalente a nove campos de futebol) em Homestead, no sudoeste de Miami. 

 

Ele acaba de concluir a instalação de uma unidade de processamento na qual aplicou US$ 3 milhões. Com isso, a Rokaviar poderá realizar todas as etapas: a retirada das ovas, a produção do filé defumado e o beneficiamento da pele. 

 

“Mais que reduzir custos, a unidade vai nos garantir um controle integral do processo de fabricação”, conta o sócio da Rokaviar.  “Apesar de o caviar selvagem ser o mais procurado, a ova oriunda de cativeiro vem ganhando cada vez mais adeptos”, destaca Daniel Lecuona dono da importadora Le Caviar, de São Paulo. 

 

O maior mérito do fundador da Rokaviar foi ter sido um dos pioneiros na criação da espécie no mercado americano. Com o colapso da União Soviética, os estoques de esturjão do Mar Cáspio, o mais apreciado pelos gourmets, caíram rapidamente devido à pesca predatória. 

 

Em 1998, vários países, inclusive os EUA, passaram a controlar a importação de caviar. Foi a senha para que diversos empreendedores investissem na criação do peixe. A Rokaviar cavou seu espaço junto a delicatessens, hotéis de luxo, operadoras de cruzeiros marítimos e companhias de aviação. 
 

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Abraham Kasinsky: o fundador da Cofap, e criador da marca de motocicleta 
que leva o seu nome, disputou a empresa com os filhos 
 

Roberto entrou nesse ramo por acaso, após ser apresentado por um amigo a um grupo de cientistas russos, especializados em piscicultura. “Eles foram  recrutados como consultores e intermediaram a importação de dez mil óvulos fertilizados da Rússia”, lembra Roberto. 

 

Apesar de as brigas familiares pertencerem ao passado, ele se mantém afastado do irmão e do pai com os quais se encontra apenas uma vez por ano. As velhas feridas, porém, não parecem cicatrizadas. “Herdei a veia empreendedora do meu pai, mas, felizmente, não o estilo gerencial”, alfineta Roberto.