A Karma Automotive anunciou nesta terça-feira (2) que vai desenvolver um carro movido a hidrogênio capaz de produzir seu próprio combustível para alimentar a bateria. O teste e a validação ocorrerão nos Estados Unidos e na Dinamarca nos próximos meses.

O novo modelo vai usar o sistema de célula de combustível de metanol da Blue World Technology, que será integrado à arquitetura do carro elétrico e terá a capacidade de transformar o metanol em hidrogênio. Todo este processo realizado é a bordo do veículo.

+ Nissan projeta veículo elétrico de olho no mercado chinês

A companhia destaca ainda que o metanol é um combustível de commodity portador de hidrogênio já comercializado em todo o mundo e pode ser armazenado e distribuído usando a infraestrutura existente em muitos países. Como uma alternativa verde aos combustíveis fósseis, o metanol pode ser produzido usando fontes renováveis ​​garantindo uma proposta neutra de CO² .

“Estamos investindo nesses tipos de tecnologias de trem de força agora para nos prepararmos para um mundo livre de emissões, tendo várias soluções de eletrificação de alcance estendido que incluem células de combustível de hidrogênio, etanol e metanol como sistema de propulsão”, disse Lance Zhou, diretor executivo da Karma.

“Estamos muito entusiasmados com a colaboração com a Karma e vemos um grande potencial na combinação de sua experiência em soluções de hibridização e trem de força com nosso conceito de célula de combustível flexível que é adequado para integração do compartimento do motor ou plataforma de skate”, disse Mads Friis Jensen, diretor comercial e co-fundador da Blue World Technologies.