Economia

Justiça fecha agências do INSS no Estado de São Paulo

Crédito: Tomaz Silva/AGB

O governo está promovendo um pente-fino nos BPCs (Crédito: Tomaz Silva/AGB)

A população que foi até as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) hoje, em São Paulo, encontraram os portões fechados e avisos para que remarcassem pelo aplicativo e pelo telefone. As unidades da Previdência Social ficaram fechadas após uma liminar do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), com objetivo de proteger os servidores da covid-19.

A reabertura de algumas das agências do INSS estava prevista para hoje em todo o Brasil, com número reduzido de servidores e atendimento entre as 7h e 13h. As unidades estavam de portas fechadas há mais de cinco meses.

+ Agências do INSS retomam atendimento presencial a partir de hoje
+ INSS: nem todas agências reabrirão nesta-segunda e nem todos os servidores voltarão 

Segundo nota do TRF3, a decisão prevê manutenção do trabalho remoto até nova análise do quadro pelas autoridades, vistorias e apresentação de plano seguro para retomada dos trabalhos.



O desembargador federal Gilberto Jordan, durante o plantão judiciário do TRF3, no último domingo (13) acatou pedido do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social do Estado de São Paulo (SINSSP). Leia íntegra da decisão aqui.

O magistrado verificou o risco de danos irreparáveis ou de difícil reparação caso as agências fossem reabertas e citou nota da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais segundo a qual nem todas as agências do INSS estão preparadas e adequadas ao trabalho presencial.

A decisão mantém o trabalho remoto das agências até a nova análise do quadro pelas autoridades de saúde, novas vistorias e apresentação de plano eficaz e seguro de retomada dos trabalhos por parte do INSS.

Para os beneficiários que se sentiram prejudicados, o INSS orienta que sejam feitas as reclamações pelo app Meu INSS ou pelo telefone 135.

 

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel