Giro

Justiça condena estado e município a indenizarem pais de jovem morto na boate Kiss

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Santa Maria (RS) - Um ano do incêncio na Boate Kiss durante show na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. Entrada da boate (Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo) (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

Os pais de um estudante de 19 anos morto no incêndio da boate Kiss em janeiro de 2013 ganharam na Justiça o direito de receber uma indenização por danos morais no valor de R$ 109 mil do município de Santa Maria e do estado do Rio Grande do Sul.

+ Justiça suspende a proibição de venda de bebidas alcóolicas em São Paulo
+ STJ ordena prisão de duas desembargadoras da Justiça da Bahia

A decisão é de segunda instância, e reformou a sentença inicial, em primeiro grau, que negou o pedido dos pais. No recurso, os magistrados entenderam que o poder público foi omisso, e que as falhas do estado e do município foram decisivas para que o incêndio tomasse as proporções trágicas que levaram 242 pessoas à morte.

A decisão cita ainda que a boate não poderia estar aberta ao público, porque a licença de funcionamento estava vencida. O material de isolamento acústico, por exemplo, era inflamável e tóxico. Mesmo assim, estado e município permitiram o funcionamento da casa noturna.

O incêndio completa oito anos em janeiro de 2021. Morreram 242 pessoas e 636 ficaram feridas. Quatro réus respondem no processo criminal do caso: Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, donos da Kiss, e Luciano Bonilha e Marcelo de Jesus, integrante e funcionário da banda que tocava na noite do incêndio. O julgamento ainda não tem data para acontecer.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel