Economia

Demora na análise de pedido de aposentadoria gera indenização a servidor do MS

Crédito: Reprodução - TJ-MS

O valor será calculado com base com base nos salários recebidos entre a data do pedido de aposentadoria até a concessão do benefício. (Crédito: Reprodução - TJ-MS)

A demora na análise de pedido de aposentadoria pode gerar indenização para o trabalhador que espera pelo benefício. O entendimento é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul. O valor será calculado com base com base nos salários recebidos entre a data do pedido de aposentadoria até a concessão do benefício.

De acordo com o Jornal Contábil, a Justiça entendeu que a administração pública é responsável pelos danos causado pela demora em apreciar pedido de aposentadoria de agente público e também pelos decorrentes de exigir que o profissional continue a exercer suas funções durante o trâmite administrativo do pedido.

+ Aposentadoria garante renda regular
+ Aposentadoria de servidores abre janela para reforma

Com esse entendimento, a Câmara condenou o Estado de Mato Grosso do Sul a indenizar um policial pelo excesso de prazo na conclusão do seu processo de aposentadoria.



Em primeira instância, o juízo julgou a ação improcedente, o que levou o autor a apelar ao TJ-MS. No recurso, o servidor alegou que não há justificativa plausível para o atraso de um procedimento objetivo e que a ineficiência do Estado o prejudicou.

O relator considerou, conforme o Jornal Contábil, que não há justificativa plausível para que o pedido tivesse sido deferido oito meses depois, o que acabou causando prejuízo ao servidor.

Destacou que a demora obrigou o profissional a ser mantido na ativa. O relator julgou procedente o pedido de indenização e foi acompanhado por unanimidade pelos colegas.

 

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago