Os juros futuros abriram em alta com o dólar, mas logo passaram a cair e renovavam mínimas na manhã desta segunda-feira, 30, com investidores reagindo positivamente à fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, no domingo. “Acho que o mercado gostou muito da call de Guedes, mostrando que os gastos, mesmo que elevados, serão apenas esse ano e que segue a perspectiva de aprovação de reformas. Guedes pega na curva toda, ele vendeu esperança”, diz José Faria Júnior, sócio-diretor da Wagner Investimentos.

O ministro afirmou que o Brasil voltará a crescer em um período de cinco meses, após superar a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus. “Vamos sair dessa crise antes dos outros países, vamos fazer dinheiro chegar nas prefeituras”, disse.

A piora na confiança de serviços, segundo ele, era esperada.

Às 10h22, a taxa de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2021 caía a 3,42%, de 3,49%, enquanto o vencimento para janeiro de 2022 cedia para 4,26%, de 4,37% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2025 caía para 6,84%, de 6,97% no ajuste de sexta-feira.