Para mostrar que carros não são, definitivamente, um assunto dominado apenas por homens, um comitê formado apenas por mulheres confere a diversos veículos o título de melhores do ano em diversas categorias.

O prêmio, chamado de “Women’s World Car of the Year” (Carro do Ano das Mulheres), ou WWCOTY, na sigla em inglês, foi criado em 2009 pela jornalista neozelandesa Sandy Myhre e já está na sua 13ª edição em 2023.

A premiação se orgulha por ser a única do mundo formada por um júri exclusivamente feminino, formado sobretudo por jornalistas da área automotiva. De acordo com o portal do WWCOTY, o objetivo é simplesmente escolher os melhores carros do ano em 5 principais categorias: SUV familiar, Carro de Performance, Carro de Grande Porte, SUV de Grande Porte e Picape/4X4.

+ Fórmula 1 exibirá restos de carro queimado de piloto francês Grosjean em exposição

+ Ford tem plano para conseguir margem de 8% em carros elétricos

Os critérios levados em conta são os mesmos que guiam todo motorista quando escolhe um carro, dizem os responsáveis pelo prêmio. “Não se trata de um carro para mulheres. Aspectos como segurança, qualidade, preço, design, facilidade de dirigir, adicionais e pegada de carbono são considerados na hora da votação”, afirmam as organizadoras.

Em 2023, um júri composto por 63 mulheres de 45 países do mundo e cinco continentes escolheu os vencedores, que foram os seguintes:

Carro de Performance: Audi RS 3

SUV Familiar: Jeep Avenger

Carro de Grande Porte: Citroën C5 X

SUV de Grande Porte: Nissan X-Trail

Picape e 4×4: Ford Ranger