Uma reunião espetacular de planetas brilhantes será a principal atração celestial no céu noturno neste fim de semana, enquanto Júpiter, Saturno e Mercúrio parecem se aglomerar em locais apertados.

No céu noturno, apenas 30 a 45 minutos após o pôr do sol, seremos tratados com o que pode ser referido como uma reunião do cume celestial, uma conjunção tripla, com os três planetas encaixando em um círculo menor que 5 graus.

+ Detectado provável sinal de rádio proveniente de exoplaneta, diz estudo
+ Planeta do tamanho da Terra é descoberto vagando na Via Láctea

Júpiter brilhante, Mercúrio de brilho médio e mais escuro, Saturno amarelo-branco estarão contidos em um círculo de 5 graus de 9 a 11 de janeiro, aparecendo mais próximos no domingo à noite.

O que tornará este evento particularmente fascinante é como a configuração mudará visivelmente de uma noite para a outra. Este efeito é principalmente devido ao movimento rápido de Mercúrio em relação aos dois vagantes lentos, Júpiter e Saturno. O padrão irá de um triângulo alongado em 8 de janeiro para um triângulo quase equilátero em 10 de janeiro.

No entanto, os binóculos são fortemente recomendados, pois eles ajudarão a pegar os planetas contra o céu crepuscular brilhante. Júpiter estará no topo do triângulo e é o mais brilhante do trio, com Mercúrio e Saturno formando os ângulos básicos.

Embora Júpiter e possivelmente Mercúrio possam ser evidentes sem auxílio óptico, Saturno provavelmente não será. Nas noites após o domingo, Saturno desaparecerá no crepúsculo brilhante primeiro, seguido de perto por Júpiter por volta do meio do mês.