Giro

Julgamento de Trump no Congresso deve começar na próxima semana, diz líder no Senado

Julgamento de Trump no Congresso deve começar na próxima semana, diz líder no Senado

Líder do Senado, Mitch McConnell, em 14 de janeiro de 2020 - AFP/Arquivos

É provável que o processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comece dentro de sete dias, e os principais envolvidos no processo poderão prestar juramento nesta semana, disse o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell.

McConnell disse esperar que a Câmara dos Representantes envie as acusações para o julgamento político ao Senado na quarta-feira.

“Acreditamos que, se isso acontecer, muito provavelmente, daremos os passos preliminares dessa semana, que podem incluir que o presidente do tribunal venha e juramente aos membros do Senado e algum outro tipo de medida de ordem preparatória”, disse McConnnell a jornalistas.

“Esperamos conseguir isso por consenso, o que nos prepararia para começar o julgamento real na próxima terça-feira”, disse.

McConnell, um dos membros mais poderosos do Partido Republicano e parecido com o presidente, rejeitou sugestões de que ele tentaria impedir que o julgamento prosseguisse.

“Há pouco ou nenhum sentimento de que uma moção seja rejeitada. Temos a obrigação de ouvir os argumentos”.

A presidente da Câmara dos Deputados, a líder democrata Nancy Pelosi, havia anunciado anteriormente que as acusações políticas seriam entregues ao Senado nesta quarta-feira, preparando o terreno para Trump se tornar o terceiro presidente dos Estados Unidos na história a passar por um julgamento de impeachment.

A condenação de Trump no julgamento é muito improvável, considerado o controle republicano sobre o Senado (53 cadeiras contra 47) e o alto número de votos (dois terços do total) necessários para condená-lo.