É provável que o processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comece dentro de sete dias, e os principais envolvidos no processo poderão prestar juramento nesta semana, disse o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell.

McConnell disse esperar que a Câmara dos Representantes envie as acusações para o julgamento político ao Senado na quarta-feira.

“Acreditamos que, se isso acontecer, muito provavelmente, daremos os passos preliminares dessa semana, que podem incluir que o presidente do tribunal venha e juramente aos membros do Senado e algum outro tipo de medida de ordem preparatória”, disse McConnnell a jornalistas.

“Esperamos conseguir isso por consenso, o que nos prepararia para começar o julgamento real na próxima terça-feira”, disse.

McConnell, um dos membros mais poderosos do Partido Republicano e parecido com o presidente, rejeitou sugestões de que ele tentaria impedir que o julgamento prosseguisse.

“Há pouco ou nenhum sentimento de que uma moção seja rejeitada. Temos a obrigação de ouvir os argumentos”.

A presidente da Câmara dos Deputados, a líder democrata Nancy Pelosi, havia anunciado anteriormente que as acusações políticas seriam entregues ao Senado nesta quarta-feira, preparando o terreno para Trump se tornar o terceiro presidente dos Estados Unidos na história a passar por um julgamento de impeachment.

A condenação de Trump no julgamento é muito improvável, considerado o controle republicano sobre o Senado (53 cadeiras contra 47) e o alto número de votos (dois terços do total) necessários para condená-lo.