Juiz pede para investigar três ministros por explosão no porto de Beirute

Helicóptero entra no combate ao incêndio após uma explosão no porto de Beirute, capital do Líbano, em 4 de agosto de 2020 - AFP
O juiz que instrui a investigação sobre a terrível explosão de 4 de agosto no porto de Beirute pediu ao Parlamento para investigar três ministros por sua possível responsabilidade na catástrofe, anunciou nesta terça-feira (24) uma fonte judicial.
O juiz Fadi Sawan pediu em carta ao Parlamento – onde há um órgão habilitado para julgar os membros do governo – a abertura de uma investigação sobre o ministro de Infra-estruturas e Transportes, Michel Najjar, assim como os de Finanças, Ghazi Wazni, e da Justiça, Marie-Claude Najm, segundo a mesma fonte.
Também pede que se investigue o papel de outras pessoas que ocuparam as mesmas funções ministeriais nos três governos precedentes.
As investigações feitas pelo juiz deram espaço a “algumas suspeitas sobre a responsabilidade destes ministros e suas falhas na gestão da presença no porto do nitrato de amônio”, cuja explosão deixou mais de 200 mortos e milhares de civis, além de ter destruído boa parte da capital, acrescentou a fonte.
Os altos funcionários libaneses se negam à possibilidade de uma investigação internacional sobre este assunto, apesar dos apelos tanto dentro quanto fora do Líbano para que as investigações ocorram de forma independente.
O governo se demitiu após a tragédia, mas continua despachando os assuntos correntes, pois ainda não foi possível formar um novo governo.
Por enquanto foram detidas 25 pessoas no âmbito da investigação em curso.
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel