Ciência

Juiz dos EUA ordena retirar Xiaomi da lista negativa herdada do governo Trump

Crédito: AFP

Apenas seis dias antes do fim do mandato de Trump em 20 de janeiro, seu governo fez uma série de anúncios contra a Xiaomi, assim como contra a plataforma TikTok e a gigante do petróleo CNOOC (Crédito: AFP)

A fabricante chinesa de telefones Xiaomi deve ser retirada temporariamente de uma lista negativa dos Estados Unidos em que foi incluída durante o governo de Donald Trump, após a decisão de um juiz de Washington DC.



Os departamentos da Defesa e do Tesouro, que incluíram Xiaomi na lista mencionada, “não comprovaram que os interesses de segurança nacional estavam envolvidos”, disse o juiz em uma decisão consultada pela AFP.

+ Xiaomi processa EUA por inclusão em lista de companhia proibidas

Portanto, a Xiaomi deve ser eliminada da lista, pelo menos temporariamente, enquanto se suspende a proibição aos investidores americanos de comprar ações da Xiaomi, empresa que está proibida de ser classificada como “empresa militar comunista chinesa”.

Em seu recurso apresentado em janeiro contra sua inclusão nessa lista, a Xiaomi afirma que essa decisão foi “incorreta” e que “a empresa foi privada do devido processo”.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Apenas seis dias antes do fim do mandato de Trump em 20 de janeiro, seu governo fez uma série de anúncios contra a Xiaomi, assim como contra a plataforma TikTok e a gigante do petróleo CNOOC.

A Xiaomi, que superou a Apple ao se tornar a terceira maior fabricante de smartphones do mundo em 2020, é uma das nove empresas chinesas que estão na lista negativa e que o governo de Trump acusou de ter vínculos com o Exército chinês.

A decisão do juiz ocorre em um momento em que o regulador de telecomunicações dos Estados Unidos (FCC) classificou cinco empresas chinesas de telecomunicações, incluindo Huawei e ZTE, como uma ameaça para a segurança nacional.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto