Com um pequeno surto de peste bubônica na Ásia, um adolescente de 15 anos morreu na região oeste da Mongólia, após complicações ligadas à doença nesta quarta-feira (15). Ele teria comido uma marmota, animal que transmite a doença e que estaria infectada.

De acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde do país, Narangerel Dorj, outros dois adolescentes também comeram a carne da marmota e estão sob tratamento com antibióticos. A província de Gobi-Altai está em quarentena.

+ OMS diz que peste bubônica não constitui ameaça grave na China
+ Caso de peste bubônica é registrado na China
+ Estudo associa mudanças climáticas à peste que matou 50 milhões na Idade Média

Na idade média a peste bubônica ficou conhecida como “peste negra” e matou mais de 50 milhões de pessoas na África, Ásia e Europa. A doença vive em carrapatos e pode ser transmitida por roedores como os esquilos.

Outras 15 pessoas que tiveram contato com o adolescente estão em quarentena e tomando antibióticos. Além disso, o governo da Mongólia também ordenou que as pessoas não cacem ou comam marmotas, evitando uma nota infestação da peste no mundo.

Nesta terça-feira (14) um esquilo encontrado nos Estados Unidos foi diagnosticado com a peste bubônica na cidade de Morrison, no Colorado. Não há registro de infecção em humanos, mas as autoridades estão em atenção contra problemas que possam surgir com esse primeiro caso.