Poucas designers de joias têm tanto prestígio hoje no mundo quanto Cindy Chao. Nascida em Taiwan e filha de um escultor, ela conquistou o planeta com suas peças desenvolvidas a partir de técnicas milenares, especialmente a de fundição em cera, e a aplicação de metais e pedras preciosas.

O trabalho de Cindy é tão primoroso que já foi exposto nos mais importantes eventos, museus e galerias do mundo, como o Beijing Today Art Museum, o Tokyo Mori Art Museum, a Biennale des Antiquaires em Paris e o Masterpiece London.

Ao ampliar seus horizontes, ela conquistou também clientes célebres, como a atriz Sarah Jessica Parker, que, aliás, assinou com a designer uma coleção de 2014, inspirada nas borboletas. Sua mais recente criação segue a principal característica do seu trabalho: a inspiração na natureza. Ela utilizou três perfeitas esmeraldas em forma de gota para produzir um par de brincos e um broche.

Cada peça despendeu 10 mil horas de trabalho – quase um ano e dois meses. Além das esmeraldas, as peças têm, ao todo, dois diamantes marrons e 547 diamantes amarelos. As gemas repousam sobre uma base de titânio, em tons variados de cinza-azulado e cinza-púrpura para destacar as pedras esverdeadas.

Apenas no broche, que tem 15cm de comprimento e haste central de diamante, há 487 esmeraldas – além da principal –, sendo que 17 delas são colombianas, consideradas as mais lindas da Terra. Assim como todas as peças assinadas por Cindy, esse conjunto tem edição limitada – ela ainda não afirmou quantos fará –, é numerado e datado. O preço ainda não foi oficialmente divulgado. Mas, considerando a autora, a beleza das peças e os materiais empregados, os especialistas garantem que o conjunto não custará menos de US$ 1,2 milhão.

(Nota publicada na edição 1188 da Revista Dinheiro)