Afirmar que as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio em 2020 serão as mais tecnológicas de todas, não é nenhuma novidade. Porém, há pouco mais de um ano para o acendimento da pira olímpica em 24 de julho, alguns atrativos dos jogos estão sendo divulgados. O uso de robôs ao auxílio de visitantes e atletas foi a última inovação dos organizadores.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), as máquinas desenvolvidas pela Toyota Motor Corporation serão empregadas em diversas frentes, como no transporte de alimentos nos estádios e arenas, indicação dos assentos e fornecimento de informações sobre o evento.

O projeto foi divido em duas frentes: robôs para auxílio de humanos (HRS, na sigla em inglês) e para auxílio de entregas (DSR). O primeiro tipo tem aproximadamente um metro de altura e pode se mover de forma autônoma ou por comandos. Ele será usado no contato direto com as pessoas em diversas atividades. Já o DSR será comandado por aplicativos para a entrega de lanches e bebidas durante os jogos. A organização espera usar até 16 modelos do HRS e dez do DSR durante o evento esportivo.

“Os Jogos de Tóquio 2020 são uma oportunidade única para exibirmos a tecnologia dos robôs japoneses. Este projeto não será apenas para exibir os robôs, mas mostrar sua implementação prática na vida real ajudando as pessoas”, disse Hirohisa Hirukawa, líder do projeto de robótica do jogos, em um comunicado.