A Associated Press e várias grandes redes de televisão informaram que Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos. Ele teria acabado de derrotar o atual presidente, o candidato Donald Trump, na Pensilvânia e conseguiu 273 votos no Colégio Eleitoral, segundo o New York Times.

Biden precisava de 270 votos para vencer a eleição. Segundo o NYT, Biden acaba de dizer que o momento é de “os Estados Unidos se unirem”.

Em um primeiro momento, Donald Trump esteve à frente na Pensilvânia e na Geórgia, antes de ser ultrapassado por seu rival, a medida que as cédulas enviadas pelo correio, método popular entre os democratas, eram contabilizadas.

Donald Trump lançou uma ofensiva jurídica e na mídia para lançar dúvidas sobre a validade dos resultados.

Na sexta, não falou publicamente, mas ameaçou em um tuíte de lutar até o fim: “os processos judiciais estão apenas começando!”

Fiel à sua estratégia de apaziguamento, seu rival pediu aos americanos paciência, após uma campanha muito agressiva. “É hora de nos unirmos”, disse. “Temos que superar a raiva”.

Em sua conta pessoal no Twitter, Biden disse que está honrado por ser eleito. “América, estou honrado por você ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a você o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não”, completa Biden na publicação.