Joe Biden passou à frente do presidente Donald Trump no estado da Geórgia, o que pode ser decisivo para sua vitória na corrida pela Casa Branca, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

O democrata assumiu a liderança na Geórgia na manhã desta sexta-feira (6), com mais de 99% dos votos no estado já computados. Ele, que estava mais de 18 mil votos atrás de Trump na manhã de quinta, agora supera o republicano por 917 votos.

+ É momento de deixar instituições trabalharem, diz Fed, sobre eleições
+ Resultado das eleições na Pensilvânia pode ser conhecido nesta quinta

Ao vencer neste estado, Biden vai acumular 269 delegados, ficando a apenas um delegado da vitória no colégio eleitoral, o que impede que Trump alcance os 270 votos necessários para garantir a reeleição. A surpresa é que a Geórgia é um estado tradicionalmente republicano – e dá direito a 16 votos no colégio eleitoral.

Atenção para Geórgia, Pensilvânia e Nevada

Além da Geórgia, dos seis estados que ainda não concluíram suas apurações, as atenções se voltam nesta sexta-feira também para a Pensilvânia e Nevada.

A vantagem de Donald Trump caiu na Pensilvânia, para 18.042 votos, na manhã desta sexta-feira (6). A diferença no momento é de 0,27 ponto percentual (49,56% a 49,29%).

Dos quatro condados que ainda não encerraram a apuração no estado da Geórgia, três interromperam a contagem e prosseguem na sexta-feira, mas um ainda seguiu somando seus votos nesta madrugada.

A tendência é que campanha de Donald Trump peça uma recontagem dos votos assim que a apuração na Geórgia acabar, além de entrar com novos processos judiciais desafiando a legalidade da apuração.