Ciência

J&J fará novos testes da vacina contra a covid agora com duas doses

Crédito: Divulgação - Anvisa

Empresa quer verificar se a segunda dose oferece proteção mais duradoura do que a dose única; estudos iniciais mostram que uma dose pode fornecer proteção (Crédito: Divulgação - Anvisa)

A Johnson & Johnson deve iniciar em breve um novo estudo da sua vacina contra a covid-19. Desta vez, a farmacêutica quer testar se duas doses do imunizante trazem uma proteção maior do que a dose única, que está com testes em andamento.



Conforme o The Wall Street Journal, a J&J quer verificar se a segunda dose oferece proteção mais duradoura do que com a dose única. A própria empresa esclarece, no entanto, que estudos iniciais mostram que uma dose da vacina pode fornecer proteção.

+ Diretores da Anvisa e do Butantan explicam no Congresso vacina chinesa
+ Butantan vê clima antivacina por ‘politização’; Anvisa nega interferência

Vale destacar que apenas uma dose do medicamento poderia facilitar uma campanha de vacinação em massa, porque as pessoas não teriam que voltar para uma segunda injeção. Além disso, a dose única economizaria suprimentos enquanto a empresa aumentaria a fabricação de vacinas suficientes para imunizar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Para a nova fase de testes, a J&J planeja inscrever até 30 mil voluntários. Os participantes receberão duas doses da vacina ou um placebo, com cerca de oito semanas de intervalo. Os pesquisadores medirão a eficácia da vacina rastreando se ela reduz os casos de covid-19 moderado a grave começando pelo menos duas semanas após a segunda dose, em comparação com o placebo.



A maioria dos teste de vacinas contra a covid-19, incluindo aqueles desenvolvidos pela Pfizer, consideram duas doses, administradas com três ou quatro semanas de intervalo. Nesta semana, a Pfizer relatou resultados provisórios positivos mostrando que sua vacina era protetora.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?