Depois do sucesso de sua viagem espacial, o bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos, ofereceu US$ 2 bilhões para que a Nasa utilize uma espaçonave projetada pela sua empresa, a Blue Origin. A ideia é que a agência espacial americana cumpra a missão de pousar novamente na lua com a tecnologia utilizada por sua empresa de turismo espacial.

Segundo o jornal Guardian, Bezos escreveu uma carta ao administrador da Nasa, Bill Nelson, ex-astronauta e senador Democrata pela Flórida, criticando a escolha de ir à lua com a SpaceX, do também bilionário Elon Musk.

+ Ex-esposa de CEO da Amazon é a mulher mais rica do mundo

+ FMI eleva projeção para PIB do Brasil a 5,3% em 2021, mas baixa a 1,9% em 2022

Bezos argumenta dizendo que a Blue Origin renunciaria aos pagamentos do governo no atual ano fiscal e pagaria uma fortuna para examinar sua tecnologia.

O contrato da Nasa com a SpaceX foi de US$ 2,9 bilhões para construir uma espaçonave e levar astronautas à superfície da lua em 2024. Em sua defesa, a agência espacial citou déficits de financiamento e o histórico comprovado de missões orbitais da SpaceX.

A Blue Origin, por sua vez, entrou com uma representação no Escritório de Contabilidade do Governo afirmando que a Nasa ofereceu vantagem injusta à SpaceX ao permitir uma revisão dos preços.