Há animais que se reproduzem rapidamente e alguns podem causar danos à natureza. O mais famoso deles é o javali. A Global Change Biology apontou em novo estudo um dado preocupante: javalis contribuem para mudanças climáticas significativas, equivalente à poluição de 1,1 milhão de carros no mundo inteiro. “Os javalis, desde que existem, são como tratores que aram campos e transformam a terra em alimento”, diz Christopher O’Bryan, principal autor do estudo.

Existe grande abundância deste animal na França, cerca de três javalis por quilômetro quadrado, do mesmo modo, muitas instituições afirmam que a situação está ‘fora do controle’.

+ A China é a principal vilã do aquecimento global?

Durante as temporadas de 2019 e 2020, mais de 800 mil javalis foram abatidos em terras francesas. Além de prejudicarem as colheitas e as florestas, poluem e atrapalham o trânsito. A proliferação deles, todavia, aumenta o risco aos homens, pois portam doenças sérias, como a peste suína.

Como os javalis poluem o meio-ambiente?

Os javalis poluem por um motivo simples: eles emitem 4,9 milhões de toneladas de CO², após análises da população desses bichos em 10.000 mapas. “Se essa espécie invasora crescer em áreas onde o solo é muito rico em carbono, o risco de crescimento das emissões aumentará. Será exacerbado”, analisou o estudo.

Se livrar desses animais não é fácil, em 2005, alguns atiradores abateram 5.000 javalis, um por um, na ilha de Santa Cruz, Califórnia. A operação demorou 14 meses para ser concluída e custou cinco milhões de dólares aos cofres do governo norte-americano.

O aquecimento global provoca queda na mortalidade entre os jovens javalis no inverno, com isso, há aumento na fertilidade.