Com uma queda de 26% nas vendas de cerveja no Japão, durante o primeiro semestre de 2020, algumas cervejarias japonesas tiveram que criar suas próprias soluções para superar a crise. É o caso da cervejaria Kiuchi.

A empresa japonesa de cerveja artesanal tinha poucos clientes em seus pubs e teve seus pedidos de exportação cancelados. O cenário resultou em um estoque de cerveja estragada.

+ Situação da economia do Japão ainda é severa, mas mostra sinais de recuperação 
+ Reino Unido assina primeiro grande acordo comercial pós-Brexit com Japão

Como solução para os novos desafios, a empresa decidiu transformar a cerveja não vendida numa bebida alcoólica diferente, segundo a CNN Business.

Em abril, a Cervejaria Kiuchi lançou a campanha “Save Beer Spirits” na sua destilaria de Tóquio, oferecendo aos bares e estabelecimentos comerciais locais a oportunidade de transformar a cerveja não utilizada, um produto com uma validade de quatro a seis meses, em gin – um produto sem prazo de validade.

Em campanha realizada com os bares, a cervejaria pedia aos estabelecimentos participantes que enviassem um mínimo de 20 litros de cerveja não utilizada, que seria enviada de volta como a nova bebida.

A Kiuchi enviava de volta o gin em uma garrafa padrão de 750ml ou como um coquetel de gim espumante, em latas ou em um barril, para os bares usarem em suas torneiras. A Kiuchi pode produzir oito litros de gin a cada 100 litros de cerveja.

Isamu Yoneda, destilador-chefe da Kiuchi, diz, segundo a CNN, que transformar cerveja em outras bebidas não é uma inovação. Há anos que a cervejaria Kiuchi usa cerveja para fazer licor de vinho de ameixa e já experimentou com licores de gin no passado.