Ciência

Japão permite imitar Super Mário no volante, mas com cinto de segurança

Japão permite imitar Super Mário no volante, mas com cinto de segurança

Personagens do game Super Mário - AFP

Os fãs do mítico videogame da Nintento Mário Kart poderão dirigir karts nas ruas das cidades japonesas, mas deverão usar o cinto de segurança, informou nesta quinta-feira o ministério do Transporte.

Aqueles que visitam Tóquio pela primeira vez geralmente ficam surpreendidos ao ver as caravanas de monopostos de pequena cilindrada dirigidos por turistas fantasiados de Mário ou de outros personagens do universo da Nintendo.

Diferente de muitos países, circular de kart pela via pública é permitido no Japão. Várias empresas propõem há alguns anos passeios pela cidade ao estilo Mário Kart, em particular em Tóquio.

Após vários acidentes, o ministério dos Transportes decidiu que seja obrigatório o uso do cinto de segurança nesses veículos, que até o momento não o têm, informou à AFP um funcionário do ministério.

Por enquanto não é obrigatório o uso de capacete, acrescentou a fonte, explicando que esta prática é perigosa na medida em que os outros veículos não conseguem enxergar o monoposto porque eles são muito baixos.

Nos próximos anos será implementada esta regulamentação para os kart, que também deverão ser modificados para reforçar a segurança.