Ciência

Japão diz que por erro 23 passageiros deixaram o cruzeiro sem ter feito teste

Crédito: AFP

Passageiros que desembarcarem do Diamond Princess terão que ficar 14 dias em quarentena (Crédito: AFP)

Mais de 100 passageiros receberam autorização para desembarcar do cruzeiro Diamond Princess neste sábado (22), após o ministro da Saúde do Japão ter se desculpado pela liberação de outros 23 que tinham deixado o navio sem ter sido devidamente submetidos aos testes de contaminação.

A notícia surgiu depois que uma japonesa que havia deixado o navio na última quarta-feira foi confirmada com o vírus após ter voltado para casa, em Tochigi Prefecture, segundo a agência Kyodo.

Ela é a primeira pessoa a ter resultado positivo para o teste do novo coronavírus entre o grupo de aproximadamente 970 passageiros que desembarcaram nesta semana, segundo informações.

Durante uma coletiva de imprensa neste sábado, o ministro japonês Katsunobu Kato se desculpou pelos 23 passageiros que foram autorizados a deixar o cruzeiro sem serem submetidos a todos os testes necessários.



“Nós lamentamos profundamente que o nosso erro operacional tenha causado essa situação”, declarou Kato, acrescentando que os passageiros farão novamente os testes.

Os 100 passageiros que deixaram o cruzeiro nesta sábado estiveram em contato com pessoas infectadas a bordo, de acordo com a imprensa japonesa.

Eles faziam parte do último grupo de passageiros japoneses a deixar o navio, enquanto alguns estrangeiros permanecem a bordo esperando que seus governos venham resgatá-los.

Segundo as autoridades, o grupo que deixou o navio neste sábado ficará em quarentena por duas semanas em local próximo a Tóquio.

Das 3.711 pessoas que estavam inicialmente a bordo do navio, mais de 630 contraíram o coronavírus que apareceu pela primeira vez em dezembro na China e depois se espalhou para vários países, especialmente na Ásia.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago