A Japan Airlines está apostando em tecnologia imersiva para vender mais passagens. A companhia aérea se juntou a empresa de realidade virtual de Tóquio, Sooth Inc. para criarem um sistema no qual é possível caminhar por belas praias do Havaí, sentir a brisa marinha e os cheiros do local, e até mesmo trocar de roupa durante a “viagem”.

Batizado de JAL xR Traveler, o aparelho atualmente está em um shopping da capital japonesa, e tem como objetivo aguçar os sentidos dos usuários para animá-los a marcar viagens e, consequentemente,  comprar uma passagem da companhia. Através de óculos VR do Google, os usuários caminham sobre uma esteira e seguem uma mulher, que os guia pelos cenários (na vida real, a companhia é apenas uma mão de manequim).

A grande novidade desta realidade virtual é sua característica “5D”: caminhando pela praia é possível sentir o vento batendo no rosto, enquanto em um passeio pela floresta, cheiros e aromas são perceptíveis. O plano da companhia aérea é instalar as máquinas em diversos shoppings até 2020 para incentivar a compra de passagens e pacotes de viagens.