A Johnson & Johnson anunciou, em nota oficial nesta quinta-feira (1), que a vacina Janssen protege contra a variante delta por até oito meses. Administrada em dose única, o imunizante teve seu registro emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 31 de março.

Segundo a empresa, oito pessoas imunizadas com a Janssen tiveram anticorpos que neutralizaram a variante que surgiu na Índia e já está presente em ao menos 85 países. Segundo uma pesquisa publicada pela Fundação Oswaldo Cruz, a mutação delta tem potencial maior para causar reinfecções e novos quadros de Covid-19 em pessoas já curadas da doença.

+ Vacinas contra Covid vencidas foram aplicadas em 26 mil pessoas no Brasil, diz Folha

+ Guarulhos: Prefeitura aciona MP contra veterinária que recebeu 3 doses de vacina

O Brasil negociou 38 milhões de doses da Janssen para serem entregues até dezembro deste ano. Por ser ministrada em única injeção, ela tem sido escolhida por diversas cidades para imunizar pessoas em situação de rua e outras populações vulneráveis que teriam dificuldade em tomar a segunda dose no tempo estipulado.

A Janssen já teve seu uso autorizado em 44 países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela custa US$ 10 a dose e tem eficácia anunciada em 66% contra casos moderados e graves; 85,4% contra casos graves; 100% contra hospitalização e morte, de acordo com a teste clínico publicado em abril pela New England Journal of Medicine.