Jandaraci Araújo se tornou uma das vozes mais respeitadas no mundo do empreendedorismo. Como subsecretária de pequenas e médias empresas do estado de São Paulo e diretora executiva do Banco do Povo, ela tem ajudado trabalhadores a desenvolver seus próprios negócios, com o know-how social e econômico de empresária, mulher e negra. “Busque uma forma de ter uma renda extra e descubra alternativas de venda dos seus serviços ou produtos”, afirma ela, que atua também como uma conselheira. “Procure manter a calma. O desespero é o pior conselheiro. Cuide de sua saúde, afinal nenhum CNPJ vale sua vida.”

Jandaraci é uma executiva multitarefas. Atua também como palestrante, professora de Finanças Corporativas de pós-graduação e consultora. Seu currículo é extenso. Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, especialização em Gestão Estratégica pela Business School e Inteligência Competitiva pela ESPM São Paulo e é conselheira da Will, a Women in Leadership in Latin America, ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações, e voluntária no Grupo Mulheres do Brasil. Coordena o programa Empreenda Rápido, que promove capacitação empreendedora, formalização e microcrédito.

“Todos fomos surpreendidos por um inimigo invisível que além de ceifar vidas também está abalando a economia mundial. Nesse cenário os pequenos e médios empresários são os mais atingidos, alguns setores mais que outros, mas todos impactados em suas receitas. Empreender sempre foi desafiador, principalmente no Brasil. Para sobreviver é preciso se reinventar”, diz Jandaraci. Todos esses assuntos serão detalhados em conversa com a repórter de economia Jaqueline Mendes, na live da DINHEIRO desta quinta-feira (30), às 17h, que você pode assistir aqui ou nos perfis da DINHEIRO nas redes sociais (Twitter, YouTube, Facebook e Instagram).