Quase metade (45%) dos influenciadores, a nível global, usa o TikTok para as suas campanhas de marketing. O aplicativo chines superou o Facebook, que agora é a escolha de apenas 43% dos influenciadores digitais.

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A reviravolta é apresentada pelo Influencer Marketing Hub do WARC, segundo o qual o TikTok foi o vencedor das redes sociais de 2020 devido ao rápido crescimento da audiência e à duplicação da actividade dos utilizadores.

O sucesso não passou despercebido às marcas, já que 44% dos profissionais de marketing planeia gastar mais no TikTok este ano. Esta rede social torna-se, assim, uma das plataformas mais procurada para acções de marketing de influência, ficando à frente do Facebook, mas também do YouTube, LinkedIn, Twitter e Twitch.

O primeiro lugar, contudo, pertence ao Instagram: 68% das campanhas com influenciadores acontece nesta plataforma, o que representa, ainda assim, uma descida face aos 80% verificados no ano anterior.

De acordo com o Influencer Marketing Hub, a concorrência entre TikTok e Instagram deverá acelerar este ano, à medida que ambos os aplicativos investem no chamado “social commerce” – ou seja, a venda de artigos através das redes sociais.