Finanças

Itaú Unibanco, Nubank, Santander e Inter garantem pré-cadastro do PIX em outubro

Crédito: Divulgação

Banco do Brasil inovou ao unir Pix e WhatsApp (Crédito: Divulgação)

O Banco Central (BC) prevê o lançamento oficial da solução de meios de pagamento PIX para o dia 16 de novembro. Com isso, alguns bancos como Itaú Unibanco, Nubank, Santander e Inter já se movimentaram e pretendem liberar o pré-cadastro para o sistema, aos clientes, em outubro.

A plataforma permitirá que os clientes realizem transferências bancárias para empresas e pessoas durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. O PIX terá um mecanismo que guarda dados associados (as chaves) fazendo uma conexão direta com as contas de todas as instituições financeiras.

No caso de empresas, a plataforma traz vantagens em relação ao pagamento por cartão de débito. Isso porque o consumidor pagante não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do PIX para enviar e receber dinheiro.

+ Novo sistema de pagamentos do BC, Pix será gratuito a pessoas físicas
+ Com chegada do PIX em novembro, Santander lança o ‘SX’

Em sua página, o Itaú divulgou que no dia 5 de outubro será possível realizar o cadastro da chave do PIX. O Nubank, Inter e o Santander devem começar o cadastramento de cliente também no início de outubro.

O Banco Santander anunciou ainda o “SX”, uma solução financeira que vai utilizar o PIX para fazer transações. A ferramenta vai oferecer benefícios para os clientes que utilizarem o novo sistema do BC.

Entenda o sistema 

A nova ferramenta que funcionará 24 horas por dia reduz o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes.

O cadastro das Chaves PIX – combinação com telefone celular, CPF, CNPJ e e-mail necessária para operar a carteira digital – começará em 5 de outubro nas instituições financeiras que já fizerem parte do sistema.

As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular) ou com base na chave cadastrada.

O PIX trará agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento, como a transferência eletrônica disponível (TED), que leva até duas horas para ser compensada, e o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte.

 

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel