Após um blecaute que derrubou todos os canais digitais do Itaú nesta quinta-feira (3), o banco opera sem sustos na manhã desta sexta-feira (4). Até o momento, não há registro de reclamações por parte dos usuários nas mídias sociais, ou no Downdetector, site que monitora erros e notificações de pessoas que não conseguem acessar algum tipo de serviço.

Os problemas no app e internet banking do Itaú tiveram início entre o fim da manhã e começo da tarde de ontem, sendo que o sistema foi retomado por inteiro somente às 21h. Às 17h39, o banco fez uma postagem no Twitter indicando que os serviços foram reestabelecidos, no entanto muitas pessoas comentaram que não conseguiam acessar o aplicativo e quem entrava, via o saldo muito menor do que deveria, ou com mais números do que o habitual.

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Como resposta, o Itaú orientava essas pessoas a atualizarem o app com a versão mais recente e que aguardassem o pleno reestabelecimento do sistema, o que era feito aos poucos.

“O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”, disse o banco em nota oficial às 20h30.

Procon na cola do Itaú

Os Procons de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná notificaram o Itaú a prestar esclarecimentos sobre as falas no sistema. A ideia é entender quais foram as providências adotadas para a solução dos problemas e receber mais informações sobre a apagão nos sistemas digitais do banco.

O Procon do Rio deu prazo de cinco dias para o Itaú apresentar esclarecimentos, enquanto Paraná deu 10 dias úteis e São Paulo aguarda informações até segunda-feira (7).

Os órgãos de fiscalização orientam que os usuários não saquem os valores indevidos que apareçam no sistema, ou seja, que mantenham qualquer dinheiro que não sejam das pessoas. A ideia é evitar qualquer tipo de problema com o banco recuperando esse dinheiro posteriormente.

Quem procurar o Itaú nos canais de atendimento e não obtiver resposta, a orientação é documentar todas essas conversas e acionar o Procon do seu estado, que poderá multar o banco e lutar pelo ressarcimento dos débitos causados pelas falhas.