O Itaú Unibanco gostou da ideia de investir na mobilidade com as bikes compartilhadas e anunciou a criação de um novo serviço de compartilhamento de veículos elétricos, o vec Itaú. A ideia é espalhar carros em estações pela cidade, onde os usuários poderão desbloqueá-los pelo celular e devolvê-los na mesma ou em outra estação de carregamento.

O projeto está na fase piloto e será lançado em São Paulo no primeiro semestre do ano que vem apenas para os clientes do banco. A liberação para o público geral deve acontecer no segundo semestre e o plano é expandir o programa para outras capitais.

+ Toyota lança serviço de terceirização de frotas empresariais
+ O xadrez do Itaú e da XP
+ Startups do Cubo Itaú têm quase 200 vagas de emprego

Durante coletiva de anúncio do serviço nesta quinta-feira (12), a superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú, Luciana Nicola, comentou que é mais fácil para o banco apostar em capitais onde já possui o serviço de compartilhamento das bicicletas (São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Pernambuco), pois o banco já possui dados e informações locais que podem ajudar a acelerar o programa.

O banco ainda não informou os valores do serviço, mas eles serão adequados conforme o tempo de uso, com uma tarifa inicial fixa e os acréscimos subsequentes conforme o usuário roda mais com o veículo. Serão três carros elétricos nessa primeira fase, com o Jaguar I-Pace, BMW i3 e JAC iEV40.

Para usar o serviço é simples: os usuários terão de baixar o aplicativo do vec Itaú, fazer um cadastro e reservar o carro com data e hora marcada. Após isso, ele estará disponível na estação indicada pelo app.

Os veículos estarão equipados com internet e adesivos da ConectCar que servirão para a liberação automática de cancelas em pedágios e estacionamentos.