Giro

Astronauta italiana será a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional

Crédito: Reprodução/Divulgação

Será a segunda vez que ela viaja para a Estação Espacial, após uma primeira permanência de 199 dias em órbita, entre 2014 e 2015. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

A Italiana Samantha Cristoforetti será a primeira mulher astronauta europeia a assumir o comando da Estação Espacial Internacional (ISS), durante sua missão em 2022, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) em comunicado nesta sexta-feira (28).

+ NASA encontra o que pode ser sais orgânicos em Marte



Cristoforetti, 44, é ex-piloto de caça e viajará para a ISS com os astronautas da NASA Kjell Lindgren e Bob Hines. Será a segunda vez que ela viaja para a ISS, após uma primeira permanência de 199 dias em órbita, entre 2014 e 2015, um recorde para uma mulher em missão espacial.

Assim, Cristoforetti será o quinto astronauta da ESA a comandar a ISS. Antes dela também estava o italiano Luca Parmitano, que ocupou o cargo durante sua última missão. A sua nomeação veio após a assinatura de um acordo entre a ESA, NASA e as agências espaciais da Rússia, Japão e Canadá.

O lançamento do AstroSamantha, como é popularmente conhecido na Itália, está previsto para 2022 com a tripulação da missão Crew-4 a bordo da nave Crew Dragon da SpaceX.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia