Enquanto milhares de pessoas aguardam a tão esperada hora de tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19, uma italiana recebeu por engano seis  doses da vacina da Pfizer-BioNTech na cidade de Massa, na Itália. Agências internacionais destacam que a jovem está bem de saúde, mas foi internada sob observação em um hospital na região da Toscana.

De acordo com O Globo, citando a AGI, o erro se deu no domingo quando uma enfermeira, em vez de aplicar uma dose, administrou na paciente um frasco inteiro do imunizante, quantidade que poderia ser destinada a seis pessoas.

+ Uma dose de vacina da AstraZeneca diminui risco de morte por Covid em 80%, diz Inglaterra

A Pfizer fez teste sobre os efeitos de uma overdose, mas a experimentação avaliou apenas o uso de quatro doses. Significa dizer que ainda não se sabe os efeitos com a aplicação de seis doses, já que o erro na Itália é provavelmente inédito e ainda precisará ser analisado.

Situação semelhante aconteceu na Alemanha. Por lá, a pessoa recebeu cinco doses do imunizante, segundo O Globo. Um relatório sobre o caso foi enviado à Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) e a polícia investiga a ocorrência.