Economia

Itália registra primeira queda nas exportações de vinho em 30 anos

Crédito: PxHere

O movimento está atrelado às dificuldades enfrentadas pelos serviços de bares e restaurantes (Crédito: PxHere)

As vendas de vinho italiano no mundo caíram 4% em 2020, um resultado sem precedentes nos últimos 30 anos. Segundo a Coldiretti, associação nacional que reúne os produtores agrícolas do setor, o movimento está atrelado às dificuldades enfrentadas pelos serviços de bares e restaurantes por conta da pandemia.

O número é ainda mais preocupante após o recorde histórico do ano passado. Em comunicado, a Coldiretti também destacou as tensões comerciais internacionais entre União Europeia e Reino Unido, que é o principal importador do vinho Prosecco. A região registrou uma queda de 12% no consumo.

+ Uma volta ao mundo dos vinhos na 10ª edição do Brazil Wine Challenge
+ Puxada por supermercado e web, venda de vinhos surpreende na pandemia

Na China, o consumo entre janeiro e maio de 2020 caiu 44% e na França 14%. As exportações para Alemanha e Estados Unidos caíram menos, com apenas 1%. A entidade, que representa os agricultores da Itália, utilizou os dados relativos aos primeiros cinco meses do ano divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat).

A safra de 2020 na Itália também é influenciada pelas medidas de segurança da covid-19, que tem dificultado o deslocamento de trabalhadores sazonais agrícolas estrangeiros. Para a associação, pelo menos 25 mil empregos ocasionais na colheita de uvas podem estar disponíveis.

“Com quase 4 em cada 10 vinícolas italianas (39%) passando por dificuldades após a emergência, é preciso intervir rapidamente para apoiar as exportações, aliviar estoques, reduzir custos e desburocratizar” afirma o presidente da Coldiretti, Ettore Prandini.

Veja também

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?