A Itália multou a Apple em 10 milhões de euros por duas práticas comerciais “enganosas e agressivas”. A decisão refere-se a anúncios do fabricante em que foi enfatizado, “com grande destaque”, que vários de seus celulares eram à prova d’água.

+ Apple tira produção do iPad e MacBook da China devido à guerra com os EUA
+ iPhone 13 poderá ter versões completamente wireless

De acordo com a autoridade antitruste, a empresa sustentou que seus aparelhos poderiam ser submersos em água até uma profundidade máxima de um a quatro metros, dependendo do modelo, e por até 30 minutos. Mas não foi especificado que essa operação só seria garantida em um ambiente de teste.

“A publicidade não deixava claro que essa propriedade só pode ser encontrada em condições específicas, por exemplo, durante testes laboratoriais controlados com o uso de água estática e pura, e não em condições normais de uso dos aparelhos pelos consumidores”, esclarece a Autoridade para a Defesa da Concorrência e do Mercado. A publicidade enganosa corresponde aos modelos da Apple de 2017 a 2019: iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 pro e iPhone 11 pro Max.