Giro

Israel testa laser aéreo para abater drones e ‘outras ameaças’

Crédito: Reprodução/Unsplash

O protótipo conseguiu abater drones a uma altitude de 900 metros e num raio de 1km, mas Israel promete interceptar alvos num raio de 20 quilômetros (Crédito: Reprodução/Unsplash)

Israel indicou nesta segunda-feira (21) ter utilizado um laser aéreo para abater drones numa série de testes para fortalecer o sistema de defesa.

Este novo sistema de laser, instalado a bordo de uma pequena aeronave civil e testado na semana passada, pode atingir qualquer objeto voador, incluindo “drones, projeteis, foguetes e mísseis balísticos”, segundo disse Yaniv Rotem, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no Ministério de Defesa israelita.

+ Cientistas testam tratamento com nanopartículas que elimina covid-19

O laser aéreo conseguiu abater vários drones, a uma altitude de 900 metros e num raio de um quilômetro, mas uma vez aperfeiçoado, poderá interceptar alvos num raio de 20 quilômetros, afirmou Rotem numa videoconferência.



Esta tecnologia, desenvolvida pelo Ministério da Defesa e pela empresa israelita Elbit Systems, utiliza técnicas militares de detecção aérea e dispara um feixe de laser de 100 quilowatts na direção do alvo, prosseguiu Rotem. Um protótipo operacional pode ser desenvolvido dentro de “três a quatro anos”.

O ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, saudou hoje o avanço tecnológico. “O sistema de laser permite enfrentar uma diversidade de ameaças, protegendo o Estado de Israel ao mesmo tempo que economiza os custos de interceptação”, declarou, em comunicado.

Durante o último confronto com o Hamas em maio, o governo israelita indicou que o seu sistema de defesa aéreo interceptou 90% dos 4.300 foguetes disparados a partir do enclave palestiniano de Gaza pelo movimento islâmico.

Cada míssil disparado para interceptar os foguetes de Gaza, custa dezenas de milhares de dólares.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago