Giro

Israel fecha fronteiras pela variante ômicron do coronavírus, que chega à Austrália

Crédito: AFP

Painel anuncia voos cancelados no aeroporto de Joanesburgo (Crédito: AFP)

A nova variante do coronavírus, omicron, que continua se espalhando pelo planeta neste domingo (28), foi detectada na Austrália e sua presença fez com que Israel fechasse suas fronteiras os cidadãos estrangeiros.



Com mais de cinco milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a nova variante, detectada essa semana, como “preocupante”.

Identificada na África do Sul na última quinta-feira, muitos países reagiram fechando suas fronteiras com as nações do sul da África.

Suíça determina quarentena para viajantes do Reino Unido e outros 4 países

Israel, onde foi confirmado um caso de um viajante procedente do Malawi, decidiu proibir a partir deste domingo a entrada de estrangeiros no país, assim como obrigar seus cidadãos vacinados que voltaram de viagem a realizar um teste PCR e a fazer uma quarentena de três dias (sete no caso dos não vacinados).

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Essa decisão chega a menos de um mês da reabertura das fronteiras do país (em 1º de novembro) e a oito dias da jesta judaica do Hanukkah.

Na Austrália, as autoridades anunciaram hoje a detecção da cepa omicron em dois passageiros vacinados que voltavam do sul da África e chegaram a Sydney no mesmo dia do fechamento das fronteiras deste país com nove países do sul do continente africano. Doze passageiros do mesmo voo estão em quarentena.

A Austrália levantou recentemente a proibição de seus cidadãos vacinados para viajar ao exterior sem autorização e prevê abrir suas fronteiras até o final do ano aos trabalhadores qualificados e aos estudantes estrangeiros, que não podem acessar a ilha-continente há 18 meses.

Além da África do Sul, Israel e Austrália, a variante omicron também foi detectada em Botsuana, Hong Kong e vários países europeus (Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Itália e República Tcheca).

Neste domingo, Kuwait e Catar (importante conexão aérea) foram os últimos países a anunciar restrições para nove e cinco países africanos, respectivamente.

– Quarentena –

Na Holanda, 61 viajantes positivos para covid-19, que chegaram na sexta-feira da África do Sul, fazem quarentena no aeroporto de Amsterdã. Segundo o Instituto Nacional de Saúde Pública (RIVM) holandês, “a variante omicron provavelmente aparecerá no teste”. Os resultados serão anunciados hoje.

A nova variante B.1.1.529 da covid-19, nomeada “omicron”, representa um risco “de alto a muito alto” para a Europa, segundo a Agência de Saúde da União Europeia.

A Europa já enfrentava um aumento de casos muito antes do surgimento da omicron, o que a levou a restabelecer restrições sanitárias, provocando manifestações violentas no último fim de semana na Holanda e nas Antilhas francesas.

Um grupo de especialistas da OMS afirma que, com os dados preliminares, a omicron apresenta “um risco alto de reinfecção”, maior que o de variantes como a delta. Nenhuma outra variante gerou tanta preocupação no mundo desde a delta.

– “Transparência” –

Nos Estados Unidos, que também abriram suas fronteiras ao mundo no início de novembro, está proibida a chegada de viajantes de oitos países do sul da África.

No sábado, Washington elogiou a África do Sul pela “transparência ao compartilhar essas informações” depois que o país se sentiu “castigado” por ter anunciado a detecção da “omicron”. Uma alusão nada velada dos EUA à gestão inicial da pandemia feita pela China.

Os fabricantes de vacinas AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Moderna e Novavax se mostraram confiantes em sua capacidade de combater essa nova cepa.

Cerca de 54% da população mundial recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19; apenas 5,6% nos países de baixa renda, segundo a página Our World in Data. Na África do Sul, apenas 23,8% da população tem o esquema vacinal completo.

A nova variante gerou preocupação quanto à recuperação econômica mundial. Sexta-feira foi um dia sombrio para os índices de ações na Bolsa e o preço do petróleo.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

Alemanha covid recorde Alemanha novo surto covid Alemanha pandemia merkel dramática Alemanha recorde diário Alemanha surto covid Alemanha vacinação obrigatória 2021 Áustria confinamento não vacinados austria lockdown não vacinados china casos covid norte china confinamento china confinamento 2021 China controle pandemia china coronavírus 2021 china jogos de inverno 2021 china Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 china nova pandemia china novo foco pandemia china novo surto china pandemia china restrições china surto de covid china volta da covid china volta da pandemia coronavírus laboratório china coronavírus mercado de animais china covid europa novembro 2021 covid europa novos focos 2021 covid ressurge europa 2021 covid ressurge na europa Europa centro covid europa surto covid Holanda crise hospitais Holanda novo surto Israel fecha fronteira nova variante japão fim estado de emergência japão grandes eventos japão horário restaurantes Japão Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 pandemia Japão medidas de emergência Japão olimpíadas pandemia japão venda de bebidas alcoólicas nova variante África do Sul impacto econômico Nova variante Brasil nova variante chega a austrália nova variante economia mundial nova variante ômicron pandemia balanço europa pandemia como começou pandemia coronavírus descoberta china Pandemia Europa 2021 pandemia hoje 2021 pandemia médico brasileiro OMS pandemia novo surto pandemia OMS Carlos morel pandemia origens pandemia ressurge holanda pandemia ressurge na china pandemia ressurge na europa Pandemia Rússia 2021 por que a pandemia está voltando na china? putin covid rio carnaval Rio de janeiro Pandemia Rio de janeiro Pandemia abertura Rio de janeiro Pandemia carnaval ingressos Rio de janeiro Pandemia eventos culturais Rio de janeiro Pandemia retomada Rio de janeiro Pandemia shoppings Rio distanciamento Rio onde comprar ingressos carnaval 2022 Rio restrições rio retomada russia recordes de casos rússia surto de covid 2021 vacinação Rússia 2021 vacinados rússica 2021