Giro

Israel endurece confinamento ante aumento de casos de covid-19

Israel endurece confinamento ante aumento de casos de covid-19

Unidade para pacientes de coronavírus em estacionamento na cidade de Haifa - AFP

O governo israelense decidiu nesta quinta-feira endurecer o confinamento generalizado em vigor há quase uma semana devido ao aumento contínuo do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A partir de sexta-feira às 14H00 (8H00 de Brasília), as sinagogas permanecerão fechadas, exceto para o Yom Kippur (Dia do Perdão, celebrado no domingo à noite e segunda-feira), apenas os setores de trabalho considerados “essenciais” poderão seguir funcionado e as manifestações e orações a céu aberto serão limitadas a 20 pessoas e a menos de um quilômetro de suas residências.

As medidas ainda precisam ser validades pelo Parlamento nesta quinta-feira.

As autoridades também devem se pronunciar nas próximas horas sobre o fechamento do aeroporto internacional Ben Gurion de Tel Aviv.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou na quarta-feira à noite que era necessário tomar “decisões difíceis para salvar vidas”.

“Nos últimos dois dias escutamos os especialistas e eles afirmaram que se não tomarmos medidas imediatas e estritas vamos cair em um abismo”, declarou antes da reunião do governo.

Israel tem uma das maiores taxas de infecção por coronavírus nas últimas semanas. Na quarta-feira, o ministério da Saúde registrou 6.808 novos casos.

O ministério da Fazenda, no entanto, advertiu que as medidas são desastrosas para a economia do país, enquanto a taxa de desemprego aumentou nos últimos meses.

“Quem acredita que pode trabalhar quando há uma pandemia, quando aumentam as mortes e as infecções, sem que isto afete a economia, se equivoca”, respondeu Netanyahu.

Os opositores ao primeiro-ministro o acusam de endurecer o confinamento para enfraquecer as manifestações semanais diante de sua residência em Jerusalém, que criticam em particular sua gestão da pandemia.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?