O Ministério da Saúde de Israel autorizou no último domingo, 26, o uso emergencial da pílula contra covid-19 criada pela empresa americana Pfizer. O remédio Paxlovid, o primeiro tratamento caseiro para o coronavírus, pode ser uma importante ferramenta na luta contra o coronavírus. De acordo com jornal local, o governo de Israel assinou um acordo com a Pfizer e a previsão é que o medicamento chegue ao país nos próximos dias.

+ Agência Europeia de Medicamentos aprova pílula anticovid da Pfizer e novos tratamentos

Antes do natal, a Pfizer havia anunciado que a Food and Drug Administration (FDA), o equivalente a ANVISA dos EUA, autorizou o uso emergencial do Paxlovid para os americanos. Os dados do ensaio clínico feitos pela farmacêutica mostraram que a capacidade de prevenir a hospitalização e morte provocadas pelo coronavírus chegou a 90% em pacientes com alto risco de agravamento da doença.

O jornal israelense Haartez destaca que que a FDA autorizou o medicamento oral para o tratamento dos quadros leves e moderados da covid-19 em adultos e crianças maiores de 12 anos, com peso superior a 40 kg, e que tenham alto risco de progressão para o cenário grave da doença. O novo medicamento está disponível apenas por prescrição médica e deve ser iniciado o mais rápido possível após o diagnóstico de covid-19.