Ainda que as viagens tenham sofrido uma pausa em 2020, muitos hotéis notáveis foram inaugurados durante o ano. O AKA Patagonia foi um deles. Encravado na área rural da cidade chilena de Puerto Natales, o hotel se resume a sete cabanas, uma delas abrIga um lounge, com uma longa mesa comunitária. Todas as cabines foram montadas com madeira de lenga, nativa dos Andes, que propositalmente não recebeu tratamento. De acordo com o arquiteto chileno Pablo Larroulet, idealizador do projeto, o desgaste natural pelo tempo será imprescindível para camuflar a construção na paisagem ao longo dos próximos anos.

Nos quartos, enormes painéis de vidro descortinam a vista para o campo e o Golfo Almirante Montt. Estar a quilômeros da cidade significa ter manhãs e noites tranquilas, com chance de observar de perto ovelhas, lhamas, pumas e emas selvagens. E se o maior luxo fica do lado de fora, o hotel disponibiliza bicicletas gratuitamente aos hóspedes para explorar a região, que no verão tem sol até as 22h.Toda essa simplicidade, milimetricamente planejada, rendeu ao AKA Patagonia a inclusão na lista dos 10 melhores hotéis de 2020 pela revista Dezeen, publicação sobre design mais influente do mundo.

E agora que o Chile reabriu as fronteiras aos brasileiros, é um dos destinos relativament próximos ao Brasil e bem longe das aglomerações.

(Nota publicada na edição 1201 da Revista Dinheiro)