A Receita Federal creditou, na última terça-feira (31), o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021.

Sempre quando há novos ciclos de restituição surgem perguntas sobre onde vai cair o dinheiro, como checar e o que ocorre caso o valor não seja creditado.

Por isso, tire suas dúvidas abaixo:

+ Receita adia para 30 de setembro prazo de regularização do MEI
+ Arrecadação recorde é explicada por indicadores macroeconômicos, diz Receita

Onde cai a restituição?

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

Como checar?

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita, neste link. Na consulta do serviço “e-CAC”, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

É possível verificar também pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, nos sistemas Android e iOS.

O que ocorre caso o valor não for creditado?

Caso o crédito não for realizado (a conta informada foi desativada, por exemplo), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma pelo Portal BB (neste link), ou pela Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

O que ocorre caso não o contribuinte não realize o resgate?

Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, ele deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.