A partir das 10 horas desta terça-feira (24), o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

De acordo com a Receita Federal, o crédito bancário para 3.819.743 contribuintes será realizado no dia 31 de agosto, no valor total de R$ 5,1 bilhões. Desse total, R$ 273.252.487,49 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal. Foram contemplados ainda 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto.

+ MEI: como começar, emitir nota fiscal e quais impostos você tem que pagar

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet. Também é possível verificar as declarações do IRPF e a situação cadastral no CPF pelo aplicativo da Receita. 

Na consulta, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.