Tecnologia

Irlanda dá ao Google permissão para atuar como banco

Com a autorização, a empresa poderá realizar transferências, emitir e gerir cartões de crédito, enviar faturas a domicílio, realizar cambio de moedas e armazenar e tratar dados bancários.

Irlanda dá ao Google permissão para atuar como banco

Crédito: AFP/Arquivos

Definir o Google como um buscador já não é suficiente para explicar suas áreas de atuação. Principal subsidiária do grupo Alphabet, o site hoje em grande diversificação de negócios e no início de 2019 deu um passo a mais para entrar de vez no mundo financeiro.



No início do ano, o Banco da Irlanda deu ao Google a permissão para atuar como uma empresa de pagamento por toda a Europa. Com a autorização, a empresa poderá realizar transferências, emitir e gerir cartões de crédito, enviar faturas a domicílio, realizar cambio de moedas e armazenar e tratar dados bancários. A única restrição da empresa é a de captar e armazenar dinheiro, e não se sabe se o Google pretende dar esse passo, uma vez que teria que apresentar os requisitos de trabalhar como um banco.

Em contrapartida, os bancos reclamam das novas atuações financeiras de gigantes da tecnologia, como Google, Amazon e Apple, que segundo eles, não atendem os requisitos regulatórios e de capital para atuar neste setor. Fora do discurso oficial, os bancos temem perder espaço para estar empresas, que tem em seus portfólios milhões de clientes.

Para conseguir entrar no setor de pagamentos, empresas de tecnologia usam da Diretiva de Serviços de Pagamentos da União Européia (PSD2), uma regulação que visa acabar com o monopólio dos bancos nos serviços de pagamentos, garantindo a terceiro a possibilidade de oferecer novos serviços e produtos. Com um valor de mercado de mercado perto da casa de US$ 1 bilhão, o movimento do Google pode deixar de ser apenas buscar termos na internet para buscar potenciais clientes de uma fintech que já nasceria gigante.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022




Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto