DUBAI (Reuters) – O Irã tem drones com alcance de 7 mil quilômetros, afirmou a mídia estatal do país neste domingo, citando o comandante da Guarda Revolucionária, um desdobramento que pode ser considerado por Washington como uma ameaça.

A divulgação de Teerã foi feita enquanto o Irã e seis potências globais estão em discussões para a retomada do acordo nuclear de 2015 que foi marcado pela saída dos Estados Unidos durante a passagem de Donald Trump pela Casa Branca.

+ Presidente da República Tcheca diz que pessoas trans são “nojentas”

+ Israel expressa aos Estados Unidos reservas sobre negociações com o Irã

Analistas militares do Ocidente afirmam que o Irã algumas vezes exagera suas capacidades, mas drones são um importante elemento na vigilância das fronteiras do país, especialmente as águas do Golfo na região do Estreito de Hormuz, por onde transita 20% da produção de petróleo do mundo.

O Irã e forças regionais que apoia têm cada vez mais contado com drones no Iêmen, Síria e Iraque nos últimos anos.

“Temos veículos remotos aéreos (drones) com um alcance de 7 mil quilômetros. Eles podem voar, retornar para casa e pousar onde suas rotas foram planejadas”, disse o comandante da Guarda, Hossein Salami, segundo a agência estatal de notícias IRNA.

(Por Parisa Hafezi)