Giro

Irã registra pico de novos casos de coronavírus

Irã registra pico de novos casos de coronavírus

Profissionais da saúde verificam estado de iraquianos que estavam no Irã ao chegarem ao Iraque pela passagem de fronteira Al-Shalamija, a oeste da cidade de Basra, em 27 de maio de 2020 - AFP

As autoridades iranianas anunciaram nesta sexta-feira um pico no número de novos casos de COVID-19 registrados em 24 horas, o maior em quase dois meses, alertando que a situação está piorando em certas regiões.

O porta-voz do ministério da Saúde, Kianuche Jahanour, anunciou que 2.819 novos casos foram confirmados, elevando o número total para 146.668 infecções desde o anúncio das primeiras infecções em meados de fevereiro.

O número de novos casos registrados aumentou quase constantemente desde 2 de maio – data em que o país anunciou que atingiu o menor nível em dois meses – mas o Irã não registrava esse aumento desde o início de abril.

O país começou a diminuir em meados de abril as restrições e medidas destinadas a impedir a propagação da pandemia.

Nesta semana, os restaurantes puderam reabrir ao público.

Segundo Jahanpur, foram registradas 50 mortes devido à doença nas últimas 24 horas, elevando o saldo total para 7.677.

A província de Khuzestan (sul) permanece classificada em vermelho – maior nível de risco, de acordo com o código de cores estabelecido pelas autoridades.

“As províncias de Khorassan-e-Razavi, Azerbaijão ocidental e oriental, Lorestan, Curdistão, Kermanshah, Hormozgan e Mazandaran também estão em uma situação crítica”, acrescentou o porta-voz.

Para alguns especialistas estrangeiros, mas também para várias autoridades iranianas, os números do governo são subestimados.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança