Irã e Venezuela assinaram neste sábado um acordo de cooperação de 20 anos em diversas áreas, durante uma visita do presidente venezuelano Nicolás Maduro a Teerã.

A assinatura do pacto “mostra a determinação dos altos funcionários dos dois países de desenvolver as relações em diferentes campos”, afirmou o presidente iraniano Ebrahim Raisi, ao lado do colega venezuelano, de acordo com a televisão estatal.

O documento, sobre o qual não foram divulgados detalhes, foi assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países.

SP recebe mostra fotográfica sobre imigração de venezuelanos ao Brasil

Maduro afirmou que os dois países compartilham uma “amizade indestrutível” e destacou que possuem “grandes frentes de cooperação” nas áreas de petróleo, gás e petroquímica, “a nível financeiro, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Irã-Venezuela” e também no setor de defesa.

O presidente da Venezuela citou o “milagre econômico na produção de alimentos” realizado pelo Irã, que pode inspirar seu país.

Maduro mencionou, sem revelar detalhes, “projetos conjuntos entre os dois países para produzir alimentos na Venezuela e exportar ao Irã” e para outros países da região.

Além disso, o presidente venezuelano anunciou a retomada a partir de 18 de julho de um voo Caracas-Teerã.

“A Venezuela está aberta a receber o turismo do Irã para que venham desfrutar da beleza do Caribe, dos Andes, da Amazônia”, disse.

A agência oficial iraniana IRNA destacou que os “ministros envolvidos dos países assinaram acordos de cooperação nos âmbitos político, econômico, turístico, petroleiro e petroquímico” durante a visita de Maduro.

O Irã é um dos principais aliados da Venezuela e os dois países são alvos de sanções dos Estados Unidos.

Antes de visitar o Irã, Madurou viajou à Turquia e Argélia durante a semana.