DUBAI (Reuters) – O Irã enviou uma resposta “construtiva” às propostas dos Estados Unidos para ressuscitar o acordo nuclear de 2015 de Teerã com potências mundiais, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanaani, segundo a imprensa estatal do país nesta sexta-feira (horário local).

“O texto que foi enviado (pelo Irã) tem uma abordagem construtiva destinada a finalizar as negociações”, disse Kanaani, segundo a emissora estatal Irib.

A emissora disse que a resposta do Irã foi enviada ao chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, que coordena as negociações. Não foram divulgados mais detalhes.

Após 16 meses de conversas indiretas entre Teerã e Washington, Borrell disse em 8 de agosto que a UE fez uma proposta final para superar um impasse para a retomada do acordo.

O Irã precisa de garantias mais fortes de Washington para a retomada do acordo nuclear de 2015, afirmou o ministro das Relações Exteriores do país na quarta-feira, acrescentando que o órgão de vigilância atômica da ONU deve abandonar suas “investigações politicamente motivadas” sobre o trabalho nuclear de Teerã.

(Reportagem da Redação de Dubai)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI802B1-BASEIMAGE