Giro

Irã derruba drone “não identificado” perto da costa do Golfo

Irã derruba drone “não identificado” perto da costa do Golfo

Foto fornecida em 10 de agosto de 2019 pelo escritório militar iraniano mostrando um novo sistema antiaéreo chamado "Falagh" em um local não especificado - Iranian Army office/AFP

O exército iraniano derrubou, nesta sexta-feira, um drone “não identificado” na região de Bandar-é Mahchahr, um porto do sudoeste do Irã, na costa do Golfo, informou a agência iraniana Isna.

O aparelho foi derrubado com a ajuda de um sistema de mísseis Mersad quando sobrevoava o território iraniano, afirmou a agência Tasnim, ligada aos ultraconservadores.

“A defesa antiaérea foi ativada e destruiu esse dispositivo que sobrevoou Bandar-é Mahchahr”, disse Isna em seu texto.

A agência não forneceu mais detalhes.

Em 20 de junho, o Irã abateu um aparelho americano na área do Estreito de Ormuz, que Teerã disse ter “violado o espaço aéreo iraniano”.

Washington reconheceu que havia perdido um drone, mas afirmou que o dispositivo estava no espaço aéreo internacional.

A tensão entre os Estados Unidos e o Irã está aumentando nos últimos meses, dentro da escalada militar no Golfo e pelo programa nuclear iraniano.

Na quinta-feira, Washington, que abandonou unilateralmente o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, pediu à comunidade internacional que tome medidas firmes para pressionar Teerã após sua decisão de retomar o enriquecimento de urânio.