Com a proximidade do início da declaração do Imposto de Renda de 2021, as empresas, bancos e corretoras de valores devem enviar até o dia 26 de fevereiro os informes dos rendimentos referentes a 2020.

Sem esses informes a sua declaração praticamente não existe, uma vez que essa documentação é fundamental para a Receita Federal cruzar informações e saber o quanto você pagou de imposto durante o ano passado, além de encontrar algum tipo de sonegação e irregularidade.

+ Veja como receber salário do INSS mesmo sem ter feito contribuição
+ Escritórios disponíveis em São Paulo crescem 50% após devoluções
+ Ampliar isenção no IR custaria R$ 74 bilhões

A documentação pode ser enviada por e-mail para os funcionários das empresas e clientes de planos de saúde, corretoras e afins, ou disponibilizados em sites e aplicativos para a consulta do titular.

No caso dos aposentados e pensionistas do INSS, é necessário solicitar os comprovantes de rendimentos do ano passado. O extrato pode ser consultado na página do Meu INSS, ou pelo aplicativo com mesmo nome.

Lembre-se que é preciso muita atenção quando receber os informes, conferir se os dados estão corretos e os números batem com o que você recebeu ou pagou durante o ano. Qualquer incerteza, ou dado errado, poderá trazer problemas com a Receita.